Sobre o Cirque du Soleil

Retirado daqui.

Não importa para onde você olhe, o Cirque du Soleil é um grande sucesso. Em pouco mais de 20 anos ( a Companhia foi criada em 1984), conquistou uma posição única na indústria do entretenimento, visitou cidades em todo o mundo e recebeu críticas espetaculares. O Cirque também está muito bem financeiramente: seus ganhos estão estimados em US$ 1 bilhão, as vendas anuais de ingressos ultrapassaram US$ 450 milhões, e mais de 40 milhões de pessoas ao redor do mundo já assistiram a pelo menos um de seus espetáculos.

Esta grande popularidade pode ser atribuída à extraordinária experiência de ver o Cirque de perto. A combinação do trabalho dos artistas, diretores e equipe de bastidores cria um espetáculo completamente original, que deixa a platéia deslumbrada. O Cirque é reconhecido em praticamente todo o lugar que vai.

O Cirque du Soleil faz sua segunda turnê pelo Brasil, em temporada que começou para o público em 15 de setembro em Curitiba. A trupe apresenta em seis capitais brasileiras seu espetáculo Alegría, numa temporada de quase 10 meses que termina em junho de 2008 em Porto Alegre. Ao todo, serão 250 apresentações.

Como você pode imaginar, são necessários muito trabalho e talento para realizar um espetáculo como este. Neste artigo, vamos entrar no Grand Chapiteau (A Grande Tenda) da turnê Alegría e desvendar a magia do Cirque du Soleil.


Fundamentos do Cirque

O Cirque du Soleil nasceu em 1984 na cidade de Montreal, Canadá, quando um grupo de artistas de rua se juntou para criar um espetáculo que tinha de tudo. Eles andavam sobre pernas de pau, cospiam fogo e faziam malabarismos. Ao longo dos anos, o grupo cresceu, criou novos espetáculos e começou a visitar novas cidades.
Hoje, o Cirque possui cinco espetáculos itinerantes e quatro fixos (que ficam apenas em uma cidade). A idéia é adicionar um novo a cada ano.

Mesmo que seus espetáculos e turnês estejam mais sofisticados, o Cirque nunca se afastou de suas raízes, a arte de rua. Ao contrário de muitos circos famosos, que têm números com animais, o Cirque du Soleil utiliza exclusivamente o talento extraordinário de seus artistas. Para criar um espetáculo, a equipe reúne diversos talentos de todo o mundo e os transforma em um grupo harmonioso.

Tanto os espetáculos itinerantes, como Alegría e Varekai, quanto fixos como “O”, em Las Vegas, são realizados de acordo com dois elementos principais: trilhas sonoras e temas únicos. Como vamos ver a seguir, estes elementos auxiliam o desenvolvimento de cada número, cenário e figurino dos espetáculos.

No comments: